quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Programada para não entender


Desligo a TV e sinto que saí de uma sala de cinema onde exibia ficção científica.
PAN, TAM, Renan, boi, mensalão, assassinatos, corpos arrastados por 7 mil metros, ando longe demais de tudo isso, e assim estou bem. Quem disse que preciso dessas informações? Quem disse que posso - ou ainda quero - mudar o mundo? Pra quê isso? Tsc tsc. Deixo-me fora destas.
Interessam-me as iniciativas simples e transformadoras. Como fulano descobriu e pôs em prática a idéia de instalar uma simples lixeira no meio da feira, e no que isso resultou. Mas esse tipo de coisa não "rende pauta"; não é assunto para a imprensa.
Choca-me ver pais perdendo filhos e em menos de 24h darem entrevista ao vivo a telejornais, devidamente maquiados e arrumados, como quem recebe a visita de um chefe poderoso. "Estou em frangalhos, mas sente-se, aceita um cafezinho?". Ou coisa pior. "Oh, sim, foi terrível o que me aconteceu, pobre filho, tão bonzinho (olha para a câmera. Hora de descer a lágrima. Não, não do olho direito; chora pelo olho esquerdo, é seu melhor ângulo. Continua.)Estamos chocados com o que aconteceu. Há 15 dias não dormimos por cau... (pára! corta! como isso, minha filha, seu filho morreu hoje de manhã! pense no que fala, senão todo o Brasil vai rir de você)". Ensaios de dramas reais vividos por pretendentes a atores-modelos. Um asco.
Tenho ódio disso, e sou jornalista. Pior: gosto da minha profissão.
Fico pensando nos policiais. Quantos entraram ali pensando que iam fazer uma coisa legal, que iam proporcionar mais segurança para o povo, que iam aplicar justiça de verdade? Destes crentes, quantos continuam depois de um mês na difícil rotina? E em um ano, quantos restam? A idéia da profissão é linda, mas a prática estraga tudo. Assim penso que acontece conosco, jornalistas.
Deixo a TV desligada. Podem me tachar de idiota, ignorante. Podem dizer que quero tapar o sol com a peneira, ao me negar informações da vida. Falem o que quiserem. O que me importa é que me preservo. Já amadureci o suficiente para saber a regência da vida prática, o estilo social. A partir de determinados momentos, novos fatos não são mais tão novos assim. Tudo se repete. E se estruturar nesta repetição contínua é estar bem informado, é ter assunto para falar?
"Esta mente está programada para não atender a chamadas. Favor deixar o seu recado após o bip...".

Nenhum comentário: