sábado, 23 de maio de 2009

Sem graça


Estou em Campinas, morrendo de pena dos homens da cidade. Já escutei milhares de piadas sobre o campineiro ser invariavelmente bicha. No taxi, o motorista (de uma cidade pertinho daqui) já me avisou que homem de fora não pode beber água da cidade porque senão vira bicha. Depois contou que todo mundo contava piada sobre os gays de Campinas, mas a verdade é que - segundo ele - Campinas deve mesmo ser a capital gay do Brasil, porque "só tem isso". Fiquei com vontade de perguntar se essa abundância que ele alega na cidade é o que o atraiu para trabalhar na "Capital Gay".

Vou a uma conferência numa universidade. Perdida entre os blocos, escuto risadas e mais risadas. Penso, sacana: "se tem tantos homens rindo tanto, é porque é a conferência e estão contando piadas sobre gays". Pensei nisso e me censurei pela 'piada' de mau gosto. Mas logo vi que minha malícia era a mesma da menina que mente que não gosta do menino: chegando mais perto do grupo risonho, vejo uns seis homens, todos rindo e contando piadas de gays. Gays de Campinas, claro.

Corro para meu grupo de estudo. Só eu de mulher na sala. E... tchantchantchantchan... qualquer brecha que se abria, lá vinha uma tiradinha do tipo "cuidado com o que você fala, porque você está em Campinas e pode descobrir uma outra face..." haha. Ou "quem não é daqui, lá vai um aviso: saindo da universidade, pegando a estrada à esqueda, você vai dar no centro". Haha. "Quer água? É de Campinas, você gosta? Tem jeito de quem gosta..." haha.

Saco. Uma vez até que pode ser engraçado. Pode ser. Mais de uma, é chato pra carai.

Venho para o hotel. Tomo um banho, desço para jantar. Azar: tem uma turma de jogadores do Flamengo no otel (não me perguntem o que fazem na cidade), curtindo um churras na beira da piscina. Adivinha qual o assunto???

Recolho-me. Sei que o Jornal Nacional é uma bosta, mas pelo menos o Bonner (como é o nome do substituto dele aos sábados?) não vai mais fazer piadinha com os campineiros.

Vou descansar. Amanhã tem mais.

4 comentários:

R. disse...

Eu desconhecia essa fama (ou infâmia). E olha que tenho parentes morando nessa cidade.

:o

Ah sim, concordo que a piada repetitiva torna-se, além de sem graça, insuportável.

Canto da Boca disse...

Mó sem gracice mesmo, é que a miopia intelectual, limita a criatividade.

Desodorante pra poesia, hehehe, adorei a expressão, só tu mesmo, maninha!

Te contei que fiquei bem convencidinha porque uma rádio do RN (umas meninas lindas que são bem generosas), indicou (indicaram) meu blog como um lugar poético e de cultura? Uh!
E a generosidade não para só por aí, elas estudam o Pessoa, e acharam que minhas poesias, tem uns traços "pessoanianos"? Uh2!
Saudades e beijinhos...
;)

Nicolau disse...

Também nunca soube que os campineiros gozavam de tão alegre reputação.

Bom, como para mim a piada é nova, tenho o dever de sair por aí espalhando aos quatro cantos, e se possivel aumentando o âmbito geográfico da coisa....hehehe

Agora, imagina que o devem falar em Pelotas. Céus.

Beijos

Josias de Paula Jr. disse...

Achava que só havia essa fama em relação a Pelotas...
Afinal, toma-se a água ou não?!