quinta-feira, 24 de abril de 2008

Começou!

Com umas cinco dessas eu enfrento qualquer adversidade

Finalmente algo aconteceu no mundo para disputar, com o caso Isabella, a atenção da mídia: a escassez global (ou a etiopização global). Começou com o arroz, para minha sorte. O milho tá na mira e com isso começo a pensar que tenho alguma coisa a ver com o assunto, porque não passo sem meu cuscuz. E o trigo, então? Sempre desprezei os conselhos de abandonar de uma vez o consumo do pão. Mas agora, sabendo que o nosso trigo vem quase todo da Argentina, vou pensar seriamente na hipótese.
Vi que nos Estados Unidos os amerinóicos já começaram a comprar arroz como se estivessem comprando água pura no deserto do Saara. A doidice é semelhante àquela de quando houve o atentado às torres gêmeas: todo mundo estocando tudo, a guerra começou, posso morrer bombardeado, mas de fome não!
Aqui no Brasil, se bobear tem gente que vai voltar à paranóia do Plano Cruzado, do Sarney. A única coisa que se via com fartura era fila. O dinheiro era tão escasso quanto a diversidade de produtos nas prateleiras do supermercado. Não tanto pelo volume (a escassez do dinheiro); era mais pelo poder de compra, a cada hora (literalmente) menor.
A tal da "escassez global" de hoje parece uma antecipação midiática do amanhã (não no sentido literal). Ficção científica. Tenho 37 anos, pretendo viver pelo menos por mais 20, e prefiro acreditar que até lá eventos pontuais sejam transformados em situações apocalípticas sempre que o Ibope diagnostique uma queda de audiência dos telejornais. Que está havendo uma crise, não duvido. Só não creio que estejamos vivendo o início de um daqueles filmes de ação em que o cenário é o fim do mundo. Ainda.
Como disse, minha pretensão de vida é bem razoável, 20 anos a mais está de ótimo tamanho. Não tenho nem terei filhos e assim estou livre de sofrer pelo futuro dos meus netos, bisnetos, tatara... Egoísmo? Assumido, e daí? Vou é voltar para o meu sítio, plantar uma horta reforçada, uma rocinha de macaxeira, aumentar o pomar, comprar uns pintinhos. Vou é garantir o meu futuro - isso é melhor do que confiar na aposentadoria do INSS.
Creio que uma hora vá faltar comida no mundo, só não creio que eu vá viver essa histeria. Bom, crer eu até posso crer (faz tempo que ando em crise quanto ao que creio ou não); eu só não quero crer, sabe? Mas pelo sim, pelo não, vou garantir o meu estoque de cerveja. O resto eu posso plantar ou criar, mas o que será da vida se faltar cevada ou lúpulo? Cada um tem seus limites - eu assumo alguns dos meus.

5 comentários:

Sig Mundi disse...

Se voce anda pensando em estocar e aumentar a "producao" de alguns alimentos eh porque a coisa te pegou de alguma maneira, nao caotica, mas pegou... rsrsrs
Adorei o que escreveu, e quanto a ter filhos, eu tambem sou do time do egoista, to fora e por opcao.

bjs, andrea

Anônimo disse...

O mundo anda muito complicado. E tenho a certeza irrefutável de que a mídia é quem complica.

O caso Isabela, por exemplo, é transformado descaradamente numa novela das oitos, como se repórteres tivessem o direito de julgar, ou pré-julgar, só para aumentar audiência. Tenho minhas opiniões sobre o assunto, mas elas são tão irrelavantes e não contribuem com absolutamente nada que eu não vejo motivos para dizer alguma coisa.

Agora a mídia traz a escassez de alimentos, como ela tivesse a ferocidade com que é apresentada.

Enquanto isso, prefiro ficar sentado na minha varanda, olhando o tempo e tomando uma gelada, enquanto lá fora os jornais iniciam a terceira guerra mundial, por conta de uma briga entre vizinhos.

Dimas

Data Vênia disse...

Ana,

Concordo com vc! As pessoas estão sendo levadas ao sabor das manchetes catastróficas da hora.
Não sou da área, mas vejo a mídia como a patrulheira de plantão.
Sempre culpamos os governos por toda alienação, falta de educação e pensamento crítico do nosso povo, mas vejo que além dos governantes de plantão, essa "cabeça oca social" também interessa à mídia, pois nos diz no que e o que pensar...
Esse papo daria muito mais linhas, mas vou ficando por aqui!

Abs,

DV

Canto da Boca disse...

(Volto com calma, estava num congresso no arquipélago dos Açores, conto tudo por imeil e lerei seu texto com a atençao que mereces. Beijos e saudades)

Ana Paula Siqueira disse...

adorei seu blog!!!
Voltarei com mais calma para ler todos os posts!!!
Te achei nos comentários da Leve & Solta!!
Boa semana!