segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Made in Brazil


No último acidente ocorrido com um avião da TAM, mais de uma centena de pessoas morreram. Houve falha mecânica? Houve falha humana? O problema era a pista? Sei lá. O que sei é que tem alguém preso nessa história: o dono do puteiro. No Brasil é assim que se faz justiça: um avião cai e o dono da zona vai pra cadeia.
Não vou aqui defender ou incriminar cafetão. Não gosto nem um pouquinho da espécie, embora não seja contra a prostituição - o que detesto no cafetão é que ele ganha vendendo algo que não tem; explorando. Mas esses são outros quinhentos.
Vi ontem uma reportagem na Carta Capital de setembro (não sei a data) com o tal dono do puteiro que fica ao lado do Aeroporto de Congonhas. O cara tá preso. No seu puteiro tem boate, restaurante, hotel, além do produto óbvio. O cara é psicólogo formado, tendo já experiência em clínica. Talento perdido: se daria muito melhor (aliás, se deu muito melhor) como publicitário, marqueteiro. Um criador de factóide. E, para meu terror, quer ser o próximo prefeito de São Paulo. Impossível ser eleito? vide Maluf, Clodovil e etc. O povo de São Paulo... sei não, mas não é de confiança pelo menos neste aspecto.
O "empresário da noite" (eufemismo para cafetão com muito dinheiro) chega a ser simpático com as palavras. Diz que não explora mulheres: cada uma paga 25 reais para entrar em seu puteiro, e cada cliente paga 150. O lucro para o cafetão viria daí, além da bebida, da comida (refiro-me aqui a alimento que passa pelo sistema digestivo, claro) e do aluguel dos quartos. Se for assim, ele realmente não cometeu crime algum. Bom, de qualquer forma ele já se livrou de cinco ou seis acusações antes, e possivelmente irá se livrar dessa também.
O problema é que dessa vez ele foi apontado pelo atual prefeito paulistano como um dos responsáveis pelo acidente da TAM. Não sei como, mas imagino algumas possibilidades para o atual prefeito estar certo:
1 - para expandir os negócios, o empresário mandou amostra grátis dos seus produtos para cinco minutos de demonstração aos pilotos. A demonstração era para ser feita em pleno vôo, mas o produto era loiro e sentou no colo do piloto durante a aterrisagem;
2 - O empresário teria feito um mega outdoor cobrindo todo seu prédio com a foto de seus produtos in natura; o piloto viu, ficou embasbacado e esqueceu que estava pilotando um avião;
3 - o empresário quis criar um factóide a la Cesar Maia para dar maior visibilidade aos seus negócios. Para isso, criou uma imagem holográfica de mais uns seis andares de seu prédio (construído com licença da Prefeitura, vale ressaltar), desorientando o piloto acostumado a desviar de apenas dez andares...

Não sei. A imaginação tem que ir muito longe para tentar alcançar o raciocínio de nossos políticos e dos nossos empresários. Eu sou apenas uma amadora, creio que nem usando LSD de meia em meia hora eu conseguiria chegar ao patamar da criatividade deles.
O que eu sei é que mais de cem morreram num acidente aéreo, e quem foi preso foi o dono do puteiro.
A justiça é cega mesmo.
Yes, nós temos banana...

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu entendo o raciocínio para prender o cafetão.

Se a política brasileira é uma putaria então que se prenda o dono do puteiro. Só que prenderam o dono errado. Os certos estão em Brasília e espalhado por várias casas em todo o Brasil.

vive-se nesse país uma grande putaria.

Dimas