sábado, 13 de outubro de 2007

Meme


O Blog dos Perrusi mandou, eu obedeço. É para fazer o seguinte:

1ª) Pegar um livro próximo (PRÓXIMO, não procure);
2ª) Abra-o na página 161;
3ª) Procurar a 5ª frase completa;
4ª) Postar essa frase em seu blog;
5ª) Não escolher a melhor frase nem o melhor livro;
6ª) Repassar para outros 5 blogs.”

Isso é um meme, pelo menos é o que dizem porque, para ser sincera, eu não lembro de ter ouvido falar no termo. Mas também dizem que os memes são sagrados. Logo: estou relendo Sexus, de Henry Miller (foto), e é ele o que vi primeiro para citar aqui.

Tenho a mania de reler alguns livros que eu acho que não tenha interpretado bem na primeira leitura, ou que eu não tenha conseguido vislumbrar tudo quanto possível ou quanto queira. É assim com "Livro de Desassossego", de Fernando Pessoa, que sempre está na cabeceira para de vez em quando dar uma olhadinha em seus trechos. Perdi a conta do número de vezes que o li, e a cada releitura descubro mais mágica naquelas palavras.
E agora releio Sexus em casa. Lembro de o ter lido acho que com uns 20 anos, por aí. Recordo de ter ficado agradavelmente impressionada sobretudo pelas narrativas sexuais, que é de uma crueza natural, instintiva. Mas o livro não me marcou tanto.
Dia desses estava lendo alguns artigos literários e um deles tratou de Sexus como obra-prima. Gostei do artigo, mas não consegui identificar muitos dos pontos de vista colocados. Fiquei curiosa. No dia seguinte fui a um sebo e comprei o livro. Estou na parte final, infelizmente faltam apenas umas 30 páginas das 511.
Mas o que está dito na página 161, 5ª frase (cumprindo o meme)?

"Eram insensíveis, sem coração, extremamente egocêntricos, extremamente desinteressados das coisas, exceto sua própria prosperidade."

Henry falava sobre os médicos de um hospital que ele frequentava por ter um deles como seu amigo. Criticava a falta de interesse pelo paciente e a excessiva preocupação, de homens com missão de cura, por dinheiro, lucro, status. Médicos. Homens.

Bem, cumprindo o meme (que aliás, achei bem interessante), envio agora para os seguintes blogs:
Canto da Boca
Blog do Michel
Todo Prosa
Pseudoblog
Manual do Cafajeste.

5 comentários:

R. disse...

Me desculpe, Ana. Ultimamente meu humor anda péssimo. Mas não farei a desfeita de não corresponder ao meme. Eis:

O livro encontrado (um antigo manual de um programa de Macintosh) não continha 161 páginas. O que tinha essa quantidade de páginas era o dicionário, encontrado pouco depois. E sua primeira frase – se é que pode ser chamada de frase – é:

cha ma do sm Ato de chamar, chamada.

E não repasso por hábito. Me desculpe novamente.

Anônimo disse...

Muito legal sua resposta ao meme. Pessoalmente, não me acostumei ainda a respondê-los, e só sei que são sagrados e que precisam de respostas. Deontologia da blogosfera, dizem. Cá entre nós, só respondo aos memes relativos aos livros e a assuntos mais complexos, pois senão vira "corrente"... Esse achei especialmente divertido.

Também não sei o que siginifica "meme"; aliás, conhecia, sim, o termo, mas não sei se são os mesmos.

Dawkins, biólogo da evolução, e Dennett, filósofo da biologia, forjaram o termo "meme", como unidade essencial da evolução cultural. Seria o correspondente ao gene, unidade da evolução natural. O "meme" não seguiria os mesmos mecanismos da evolução, embora esteja inscrito em processos seletivos. Um "meme" pode ser qualquer produto cultural, tipo idéia, um livro, um clichê, e sua sobrevivência depende da seleção cultural e da sua circulação entre as pessoas, vetoras dos memes.

Bem, acho que é mais ou menos assim.

Anônimo disse...

Cumprindo o papel memisto, publiquei um também no Estradar.

Beleza o seu, Cláudia.

Um abraço,

Dimas

A Autora disse...

Ricardo, obrigada por aceitar o convite, mas aconselho que da próxima vez recuse, ou simplesmente ignore, se esta for sua vontade. E melhoras ao seu humor!

Artur, adorei a história do Meme, mesmo não sabendo ainda o que é meme. Sei que vc tentou me explicar, eu juro que pesquisei e tal, mas é "muito subjetivo demais" pra essa pobre cabeça lerda loira de nascença.

Dimas, você provocou mais uma releitura! Obrigada!

Canto da Boca disse...

MAna, fiz o meme, desculpe não ter feito antes, você sabe o porquê. Gostei da brincadeira, e continuei a proposta.
Beijos.