quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Patropiqueiros


Quinta-feira com cheiro de sexta é uma delícia.
Eu sinceramente acho exagerado o número de feriados no Brasil. Aqui em Minas, aliás, na cidade onde estou, segunda-feira dia 15 também é feriado; as escolas públicas fecharam de 8 a 15, já que tinha feriado dias 12 e 15. É mole? Ô.
Mas como nada nesse país deve ser levado tão a sério, então inverto a queixa: devia ter pelo menos um feriado por mês.
Vou imaginar um calendário de feriados ideal, com desculpas plausíveis:

Janeiro: 01 (dia internacional da ressaca); 06 (Dia de Santos Reis) - Juntando o 1 com o 6, mais o 25 ao 31 do dezembro, já pensou que feriadaço?

Fevereiro: Carnaval por 15 dias no Nordeste e uma semana no resto do país, com exceção do RJ.

Março: Semana Santa. Mas que seja a semana inteira mesmo, nada desse feriado só de Sexta da Paixão.

Abril: 01 (o dia da mentira devia ser feriado nacional em homenagem aos Poderes legalmente constituídos no nosso país); e 21 (Tiradentes).

Maio: 01 (Dia do Trabalhador) e 22 (Corpus Christi)

Junho: 12 (Dia dos Namorados), 24 (São João) e 29 (São Pedro). Aqui mostro todo o meu fervor católico.

Julho: 10 (Dia da Pizza - símbolo maior do Estado Brasileiro) e 25 (Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas - e com essas estradas daqui, sabe como é que é... melhor render homenagem ao padroeiro).

Agosto: 11 (Dia da Televisão. Nesse dia as TVs fariam de tudo para agradar os clientes, quer dizer, os telespectadores. A Globo, por exemplo, daria a melhor programação possível, segundo critérios deles: Ana Maria, Xuxa, Caldeirão do Hulk, Turma do Didi, Faustão, Transmissão ao vivo do jogo Panamá x Sultão, Novela das 5, novela das 6, novela das 7, JN, novela das 9, uma edição especial do Fantástico com reportagem especial de Pedro Bial sobre os bastidores do BBB 987, seguida por uma edição curtinha do Globo Repórter inédito sobre a dificuldade dos animais em cortar as unhas dos pés; No Linha Direta especial, você vai conhecer a incrível história da mulher que foi morta pelo seu próprio assaltante por motivo banal; Jornal da Globo e, finalizando o sensacional dia da TV, Jô Soares entrevistando... ele mesmo!).
O segundo feriado de agosto seria dia 28, Dia do Bancário. Rendamos nossa homenagem a esta raça em extinção.

Setembro: O Dia da Independência (7) permanece feriado, até que enfim conquistemos a independência. E dia 18, Dia dos Símbolos Nacionais (sabia disso?), uma data patriótica que merece inclusive um replay do desfile de 7 de Setembro (todos os caretas vão para o desfile e a praia fica mais liberada).

Outubro: 01 (Dia Internacional da 3a Idade. Um dia todos nós vamos passar por isso. Ou não, o que é pior ainda); e dia 31 Dia das Bruxas (em respeito a outros cultos não-católicos).

Novembro: Ficam o 2 e o 15, mas gostaria de acrescentar o 20, Dia Nacional da Consciência Negra. E como a festa vai ser boa, a gente já emenda o feriado do dia 15 com o dia 20 e tudo bem, até porque final de ano não tem muita coisa acontecendo mesmo, no trabalho as coisas ficam mais paradas e... já convenci?

Dezembro: 25 e 31, claro, além do dia 8 (Dia da Imaculada Conceição), que sempre tem o feriado no Recife (lembra da musiquinha das Casas José Araújo: senhora da conceiBUM (o bumbo tocava bem aí)/minha mãe, minha raiBUM/ dai-me a vossa proteBUM minha querida maBUM).

Ah, como é bom festejar as datas importantes para o país... Aceito mais sugestões.

3 comentários:

Anônimo disse...

Genial, Cláudia, genial!

Embora tenha sentido falta de, pelo menos, uns 20 feriados que poderiam perfeitamente ser encaixados na sua lista.

Ah, a musiquinha da Casas José Araújo foi uma boa lembrança. Para você ter uma idéia de quanto gostava, estávamos outro dia cantando ela num boteco aqui em Recife.

Beijão!

Dimas

Anônimo disse...

Afinal, é Cláudia ou Ana? Veja, tem um "meme" para você e Dimas lá no blog...

A Autora disse...

Mist�rio solucionado, Artur: � Ana Cl�udia.
Mas que porra � meme???